terça-feira, 7 de janeiro de 2020

PATRIMÔNIO DEZEMBRO 2019 ( VALOR R$ 77.507,13)


Bom pessoal! Minha vida financeira estava totalmente desorganizada, muitas dividas, não tinha emprego fixo, muitos gastos com roupas (não tinha praticamente nada de roupa), um bom celular, algumas futilidades (mereço também), algumas viagens, mais graças a DEUS criei o hábito de poupar. Logo no primeiro mês de serviço salários atrasados, cartão de credito atrasado, minha vida virou um pesadelo, os juros do cartão quase me matam.
Pensei..... Tenho que ter minha reserva de emergência, para cobrir meus gastos de 3 a 6 meses, que me dê uma tranquilidade melhor. E claro que construir minha reserva durante esse ano.
Minha renda mensal varia de 20 a 30 mil mês, depende da quantidade de plantões, depende se me pagam, sempre reservo uma parte para investimentos e outra parte para realizar minha residencia médica (depois faço um post sobre isso), ajudo meus pais, sogra e minha irmã também com valores mensais, ou seja, meu custo de vida e bem elevado. Média gastos mensais 16 mil reais. (incrível meus gastos antes era 1 mil mensais kkkkkk)(Mudei da casa do meus pais e comprei tudo a vista para minha casa 40 mil reais, MEU DEUS AS COISAS ESTÃO CARAS KKKK)

DÍVIDAS

Bom vou realizar resumo de como estão minhas dividas:
1- Casa R$ 142.840,00
2- Guarda roupa R$ 525,00 (175 x 3)
3-Empréstimo amiga R$ 41.500,00 (500 x 83)
4- Financiamento carro R$ 41.228,00 (1874 x 22)
5- Financiamento moto R$ 6.879,40 (312,70 x 22)
6-Empréstimo avô: 3.000,00 ( 500 x 6)

DÍVIDAS PAGAS
1-Entrada do carro, peguei emprestado: R$ 5.000,00
2-Valor entrada moto peguei emprestado; R$ 4.000,00
3-Empréstimo banco: 600,00 x 6= 3.600,00
4-Curso MEDICO 900,00 x 6= R$ 5.400,00
5-Empréstimo minha sogra: R$ 5.000,00
6- Empréstimo minha mãe: R$ 5.000,00


TOTAL R$ -235.972,40
PAGUEI DIVIDAS NO VALOR DE R$ 75.713,60


PATRIMÔNIO
Primeiro montei minha reserva de emergência: (RENDA FIXA)
CDB 100% liquidez imediata: R$ 45.690,13
Poupança: R$ 10.029,74
Total: R$ 55.719,87
(Como meu custo de vida está em 16 mil, tenho 3.5 meses de salario garantido, da para seguras as pontas, meu valor ideal será em 6 meses, então irei aportar mais nessa modalidade. Antes que me crucifiquem investi na poupança pela liquidez mais que imediata, os cdb demoram 1 dia útil e não podem ser resgatados nos finais de semana, e na minha vida o que existem são imprevistos)

INVESTIMENTOS RENDA VARIÁVEL: AÇÕES
R$ 21.790,00

Para minimizar o risco fiz uma boa diversificação e vou realizar aportes mensais: A seguir mostro as ações que tenho minha posição alocada.

1- BANCOS
ITSA4, BBAS3, BBDC4, ITUB4, BIDI4

2- SEGURADORA
WIZS3, BBSE3, PSSA3, IRBR3

3-ENERGIA ELÉTRICA
EGIE3, TAEE11, ENBR3

4-SAÚDE
ODPV3, FLRY3

5- SANEAMENTO BÁSICO
SAPR4

6- MEDICAMENTOS
RADL3

7-ALIMENTOS
MDIA3

8- COMERCIO
LREN3, MGLU3

9-TECIDOS, VESTUÁRIO E CALÇADOS
GRND3

10- MAQUINAS E EQUIPAMENTOS
WEGE3

11- PETRÓLEO E GÁS
PETR4

12-MADEIRA E PAPEL
KLBN11

13- TELECOMUNICAÇÕES
VIVT4

14- BEBIDAS
ABEV3

15- BOLSA VALORES
B3SA3

As que estão tachadas, irei investir nesse mês. Depois explico meus aportes e porque essas diversificação. Coloquei uma meta de aportar 1 mil em cada ação. E duas vezes no ano analisar os fundamentos das empresas, se eles mudarem e deixarem de me agradar, retiro a empresa da minha carteira. Não tem interesse em day trade, swing trade, quero aplicar e Buy and Hold, ou seja, quero ser sócio da empresa e somente vender se não me agradar mais. Não vou ficar doido em gráficos ou em oportunidades, quero tranquilidade na minha vida, reinvestir os dividendos, e daqui 20 a 30 anos colher os frutos por investir em boas empresas.

RESUMO:
RENDA FIXA: R$ 55.719,00 (71%)
RENDA VARIÁVEL: R$ 21.700,00 (29%)
TOTAL INVESTIMENTOS: R$ 77.419,00

PATRIMÔNIO:
DIVIDAS: R$ -235.972,40
INVESTIMENTOS: 77.419,00
SALDO: R$ -158.553,00


FELIZ 2020 E FELIZ NATAL ATRASADO PESSOAL.😎😎😎😎😎

23 comentários:

  1. Parece que você também é novo por aqui.
    Coragem a sua investir com uma divida tão alta. Vai um pouco contra a regra.

    Não seria melhor pagar toda a divida e depois começar a investir.
    Apenas comentando.

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou novo sim meu amigo! Sempre li muito sobre finanças e sempre tive uma vontade de começar a investir, acho que por isso ja comecei com uma divida tão alta. Mais pretendo refinanciar a casa e diminuir nesse ano essa divida pela metade ou mais. Mais muito obrigado pelas dicas.

      Excluir
  2. Conhecendo seu blog agora. Caramba, que situação heim? não sabia que a vida da maioria dos médicos era assim. É engraçado como a maioria não tem inteligência financeira. Entendo as necessidades de se ter uma casa e um carro, mas as vezes é muito melhor adiar para colher frutos lá na frente.

    Ainda bem que você acordou e está disposto a fazer diferente agora, me assustei com os salários dos médicos, realmente ganham muito bem, para inicio de carreira está ótimo.

    Enfim, se fosse dar um conselho, diria para quitar todas as divídas antes de querer fazer qualquer tipo de reserva ou investimento. Com divídas você não te #PAS , como diria a filosofia Bastter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo pelo conselho, quase todos os colegas vivem com a vida bem ajustada, mesmo ganhando altos salários, temos um bom salário mais há um preço, durmo em casa 1 dia na semana, e só folgo 1 final de semana por mês, ritmo de trabalho insano. Como estou diminuindo meus custos de vida, esse ano quero quitar todas as dividas menores e diminuir bastante a divida da casa, pela metade ou 70%.

      Excluir
  3. Quando se aumenta a renda, se aumenta os gastos. Juízo, MI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sigo nesse mundo de tentações vendo colegas que ganham igual comprando carros de 250 mil, mais sigo forte contra essas tentações.

      Excluir
  4. Bem-vindo MF! Eu acho muito cedo pra você começar a investir em renda variável agora, enquanto tem tantas dívidas. Minha sugestão é primeiro completar os 6 meses de fundo de emergência, que vai resolver de uma vez os prazos alongados de pagamento dos seus empregadores. Se você usar essa grana pras despesas correntes, tem que repor logo em seguida. Em segundo lugar tem que pagar as dívidas, começando pela mais cara. Lista aí qual é a taxa de juros de cada dívida e começa a pagar a mais cara, sempre negociando com o credor pra descontar os juros já embutidos nas parcelas. Pra te ajudar a pagar as dívidas, uma boa opção pode ser vender ou devolver os ativos. Se você tem esse tipo de dívida, é porque tem casa, carro e moto. Talvez não seja a hora pra ter tudo isso. Depois de tudo isso começar a investir. Aguardo você fazer uma análise detalhada dos seus gastos, pois daí podem sair ótimas oportunidades. Me chama a atenção o tanto de pessoas que você ajuda regularmente usando dinheiro emprestado de banco. Abraço e sucesso na sua jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo pelos conselhos! Venho de uma família onde sempre fomos endividados, acho que minha família nunca ficou na vida sem empréstimos bancários, conselhos tenho somente para fazer aquisições de bens e nunca investimentos, falo com meus colegas de profissão sobre investimentos parece que sou doido, ninguém entende nada. Tenho um carro popular e todos meus colegas tem carros acima dos 100 mil, sou o mão de vaca da turma. Meus pais são humildes tenho que ajudar nas despesas e minha irmã esta estudando tenho que bancar ela. Sobre o financiamento da casa, e a casa dos meus pais, eles fizeram o financiamento pegaram o dinheiro para terminar meus estudos. Esse ano quero renegociar a divida e diminuir essa divida em 50 a 70%. Sempre tive muita vontade de investir, de ver meu dinheiro rendendo e deixar de pagar juros, acho que por isso comecei tão cedo, e bom que aprendemos com erros e acertos. Obrigado, nos próximos post vou explicar melhor e seus conselhos sempre serão bem vindos.

      Excluir
  5. Olá, MI.

    Estou com os colegas dos comentários. Quita essas dívidas primeiro e depois investe. Tenha os juros compostos trabalhando a seu favor e não contra.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Estou agora a conhecer o seu blog.

    Vou passar a acompanhar sua jornada para sair das dividas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado! Já acompanho seu blog há um tempo! Qualquer opinião sempre será bem vinda!

      abraços!

      Excluir
  7. Acompanhando seu blog. Tenho um irmao médico o qual me fala que há vários amigos dele endividados. Quesito de investir, meu irmao aporta mto maior que eu...fico impressionado com a capacidade dele de aportar porcentagem bastante elevada. No mais, é isso ae..jaja quita td

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, o nível de educação financeira da população brasileira e muito baixa por isso os banco lucram tanto.
      Objetivos aportar mais e quitar as dividas!
      abraços!

      Excluir
  8. Um assalariado com uma dívida dessa magnitude é uma tragédia, quase Game Over na vida. Porém, você é médico, sabendo administrar é só questão de tempo para essa dívida ser sanada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com o hábito de poupar pretendo investir cada vez mais e quitar essas dividas.
      abraços

      Excluir
  9. Parabéns por estar saindo da "corrida dos ratos" e correndo atrás de quitar as dívidas, além de poupar para o futuro. Com mais ou menos qual carga horária semanal você consegue atingir esse rendimento? Se eu conseguir, ao me formar., ganhar algo em torno de R$ 6000,00 líquidos, incluindo a bolsa de residência, será ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os plantões de 24 horas custam em media 1500 a 2000 reais, entao tudo depende da sua disposição. Geralmente os piores lugares para trabalhar sempre estao livres, ou seja, em 24 horas vai atender uns 150 pacientes ou mais e demorar uns 3 meses para receber. Faco em media 15 plantões 24 horas no mes.

      Excluir
    2. Opa,obrigado pelo feedback. Então, mesmo com o aumento do número de profissionais na área, creio que não será difícil bater essa minha meta de 6k, já que a bolsa da residência fica em torno de 3k. Desconhecia essa realidade do atraso de pagamentos, bem complicado.

      Excluir
  10. Realmente médicos ganham muito bem.
    Aqui na minha cidade (como em todo o país), há o estereótipo do médico rico, com mansão, picape e outros luxos. Mas do que adianta um salário altíssimo que não pertence a ti, mas aos outros? Acho que essa reflexão cabe a todas as carreiras.

    Eu tenho minhas dúvidas se conseguiria encarar Medicina. Além disso, é muito bom a nível Brasil, mas te prende muito aqui (revalidação de diploma no exterior é bem cara e difícil) e ninguém garante que esse status perdure por mais três, quatro décadas. Por isso é bom os médicos terem mais atenção com as suas finanças.

    Medicina realmente é uma profissão "elitizada" mas se a educação financeira fosse melhor entre os brasileiros não haveria essa "casta". Em países desenvolvidos já é assim.

    No mais, será bom acompanhar teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, muitos vivem imersos na Matrix Financeira, para sustentar esse estereótipo do médico bem sucedido. Tenho colegas recém formados que passaram 1 ano dando plantões loucamente, sem guardar sequer 1 centavo, mas andam de BMW, Mercedes, viajam pro exterior em alta estação.
      Eu já pensei muito em morar fora, e essa foi uma das razões de eu cursar Engenharia (na minha visão, depois de TI, um dos melhores para quem pensa em migrar). Se eu não gostasse tanto de Medicina, teria feito um mestrado fora, em vez de iniciar uma nova graduação.

      Excluir
  11. Cara..acho que com essa renda que tem, não se deve ficar comprando financiado, paga se muitos juros...carros, motos, casa..tudo financiado. Antes de investir deveria quitar amortizar esses financiamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poise isso e minha meta de 2020, diminuir pelo menos 50% minhas dividas e continuar aportando. Essa renda tem poucos meses que tenho ela. Antes eram somente dividas.

      Excluir