sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Mudança de estratégia 2020



Olá pessoal da blogsfera, esses dias fiz uma analise dos meus investimentos em ações e vi que estava muito concentrado em determinada instituições mesmo sem perceber, por exemplo: tinha ITAU, ITAUSA, PORTO SEGURO (itau detém 70% da empresa), sem falar que detinha muitas ações em bancos e setores da energia, basicamente não estava diversificando minha carteira e sim dissolvendo meu patrimônio em ações.
O bom da vida e que ao longo dela vamos nos adequando e aprendendo cada vez mais. Então realizei a venda de algumas ações, vendi ITAUSA, BANCO DO BRASIL, WIZS3,  TAESA, PETROBRAS E VIVO e vou vender também a klabin. Fazendo uma analise dessas ações vi que no longo prazo elas podem me dar umas dores de cabeça, umas por governança e outras por setores complicados e quero paz na minha vida financeira.
Outra questão e que retirei do tradmap minha reserva de emergência, elas estão em um CDB com liquidez imediata, já considero um valor razoável de 62 mil reias, da para se manter por um bom tempo caso haja imprevistos, então meu patrimônio vai estar - 62 mil reais, não porque gastei mais sim porque não acho conveniente colocar esse valor nos meus investimentos.
Formas de investir: A partir de agora vou investir de 10 a 30% dos meu salário, isso vai depender do mês, ex: mês que vou comprar um automóvel, viajar, eletrodomésticos e eletrônicos, tenho que aportar no mínimo 10%, não importa o que aconteça tenho a meta do mínimo e no melhor dos meses mesmo que sobre muito dinheiro vou aportar no máximo 30 % no mês, vou focar mais no trabalho, família, amigos, viagens, as vezes ficamos meio paranoicos com investimento, queremos ficar milionários e esquecemos que a vida é só uma, temos que economizar mais também temos que curtir e relaxar a vida, realizar aportes mensais e deixar os juros compostos trabalharem.
Alocação de ativos: Defini que vou aportar 70% em ações, 15% em fundos imobiliários e 15% em  renda fixa. As ações, escolhi 12 ativos para aportar em 2020, e FII escolhi 4 ativos eles são:
Ações
1- ITAU
2- BANCO INTER
3-ENBR
4-ENGIE
5-EQTL3
6-HYPE3
7-FLEURY
8-HAPVIDA
9-PSSA3
10-IRBR3
11- MAGAZINE LUIZA
12-B3SA3
Fundos imobiliários
1- HGLG11 (fundos logística)
2- KNRI11 ( fundos híbrido)
3- XPML11( fundos shoppings)
4- MXRF11 (fundos voltados papeis)

Assim está agora meu patrimônio em investimentos. - 62 mil reais que tirei do tradmap pelo motivo que expliquei acima.
Abraços e ate a próxima postagem. 
Deixo uma imagem para reflexão.




6 comentários:

  1. olá doutor cuidado para não ficar girando muito o patrimônio. não gostei de ter vendido banco do brasil para ficar com banco inter, espero que dê certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim quero ter na minha carteira um ativo de risco com grande potencial de crescimento e uma empresa sólida, no setor bancário tinha itau e bradesco, então não fazia sentido ter tambem o banco do brasil, por isso vendi e comprei mais itau que esta em queda, e paga ótimos dividendos, em um futuro proximo quero ter sempre em cada setor a melhor empresa e uma empresa que acredito que possa ter crescimentos expressivos, um exemplo ter 10 mil em itau e 5 mil em banco inter.

      Excluir
  2. Olá M.I, tudo bom?

    Gostei do Post, e como você tem uma renda considerável, no seu caso acho válido ter uma empresa que pode se valorizar muito.

    No meu caso, prefiro manter em boas pagadoras de dividendos.

    Tem novidades no meu Canal, depois passe lá e deixe sua opinião.

    https://aportehoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Sensação horrível de ver tantas ações "no vermelho" na carteira né?

    Mas seguimos em frente.

    Abraços,

    ResponderExcluir